Se necessitar de ajuda, temos ao seu dispor uma lista de perguntas frequentes.

Na Islândia existem duas estações muito distintas. O Inverno e o Verão.

No Inverno (do inicio de Novembro a finais de Março) pode contar com algumas tempestades de neve e temperaturas que podem variar entre os 6° C e os -15° C. As Amplitudes Térmicas não são tão acentuadas como, à mesma latitude, ocorrem em outros locais do globo. Contudo e devido à instabilidade climática, a constante mudança dos ventos que por vezes são fortes, potencializam a sensação de frio na pele, tornando a Islândia bastante agreste. Esta instabilidade climática mantém-se no verão, onde as temperaturas geralmente variam entre os 6º C e os 18 º C. Num único dia, poderá experienciar diferentes fenómenos climáticos.

Normalmente as pessoas trazem muita roupa, o que nem sem sempre se revela eficiente. O essencial é proteger as extremidades. Boas meias (e calçado), luvas e gorro. Deve trazer um casaco corta vento e uma camisola (camiseta no Brasil) interior térmica. Estas peças de roupa são essenciais. Muitas peças de roupa, nem sempre é o mais adequado. Roupa térmica e polar revela-se eficiente. 

Como a instabilidade climática e o vento é uma caraterística da Islândia, com rajadas de pontos distintos, o guarda chuva não é aconselhável. Traga uma capa de chuva comprida ou um "poncho".

Calçado adequado é obrigatório, já que a maioria das fraturas e torções são devido ao calçado inadequado. A sola tem de ser rugosa e nunca lisa. Salto/tacão alto não é adequado uma viagem na Islândia. Use Calçado/Botas de montanha para caminhadas - hiking/trecking.

Não se esqueça da toalha e biquíni/fato de banho/calção de banho, já que as piscinas/banhos geotermais são uma das grandes atrações da Islândia (Ex: Blue Lagoon). Faça-se acompanhar de chinelos de dedo (ex: havaianas).

- A Humidade Relativa do Ar é, geralmente, inferior ao verificado em Portugal e no Brasil. Sendo assim, não se esqueça de um bom creme hidratante para a pele do rosto e de um batom hidratante para os lábios (batom de cieiro em Portugal/batom de cacau no Brasil). Até porque o vento seca a pele.

- Sendo a Islândia um destino de natureza, traga um stick para ajudar e apoiar-se, durante as caminhadas.

- Traga uns pequenos binóculos. Poderão ser úteis, nomeadamente para observação de aves.

- Não se esqueça que a Islândia é um destino para os amantes da fotografia, pelo que é sempre aconselhável viajar com equipamento fotográfico e de filmagem.

- Durante o verão e devido às muitas horas de luz solar e quase inexistência de noite escura, traga uma venda para colocar nos olhos. Nem todos os hotéis tem blackouts eficientes.

A moeda utilizada é a coroa (krona) islandesa, existente apenas no país. Não é uma moeda fácil de encontrar em Portugal e/ou no Brasil, pelo que nestes países não vai ser fácil cambiar dinheiro. É uma moeda que pode ter nuances diárias no valor do cambio. Neste nwebsite pode encontrar um Conversor no fundo da pagina. Veja no Conversor o câmbio atual.

Em quase todos os locais da Islândia pode usar o US Dólar ou o Euro. Pode cambiar dólares, euros ou outra moeda em qualquer agência bancária islandesa (nomeadamente no aeroporto Internacional de Keflavík).

Os cartões bancários (débito e crédito) podem ser usados em todas as lojas, alojamentos e demais serviços. Podem também ser usados nas caixas ATM/Multibancos que existem em todas as pequenas povoações da Islândia.

No geral e se não for para o interior da Islândia, os telemóveis/celulares recebem e podem fazer ligações internacionais. Se necessário, antes de sair de Portugal ou Brasil não se esqueça de contatar a sua operadora, a fim de ativar o roaming.

A língua oficial do país é o islandês, apenas falada por aproximadamente 340 mil pessoas no mundo. Se não pertence a esse restrito numero de falantes do islandês não se preocupe, já que praticamente todos os islandeses falam Inglês e um número mais restrito, o espanhol.

As condições atmosféricas e a condição das estradas, devem ser consultadas diariamente, antes de iniciar o dia de viagem. Para que tenha uma viagem segura deve consultar os seguintes websites:

Website para consultar as condições atmosféricas: www.vedur.is

Website para consultar as condições das estradas: www.road.is

Website para aconselhamento de viajar em segurança na Islândia: http://safetravel.is

Numero de Emergência: 112

Os nossos pacotes, programas e demais serviços podem ser pagos através de transferência bancária para a nossa conta na Islândia ou através do pagamento por cartão bancário. Para obter o nosso IBAN e código SWIFT deve contatar-nos via email, telefone ou skype. Os nossos contatos estão neste website. Aconselhamos a ver no fundo desta página as Condições Gerais.

Os nossos pacotes, programas e demais serviços devem ser sinalizados na altura da contratação dos nossos serviços. Essa sinalização deve corresponder a 30% do valor total. No caso de individuais os 70% remanescentes devem ser pagos até 5 dias úteis antes da chegada à Islândia. No caso de grupos superiores a 10 pessoas os 70% remanescentes devem ser pagos até 25 dias úteis antes da chegada à Islândia. Aconselhamos a ver no fundo desta página as Condições Gerais.